Revista Virtual Partes - Educação Revista Virtual Partes - Educação

 

ISSN 1678-8419         última atualização em: sábado, 10 de dezembro de 2011 21:10:48                                                    ISSN 1678-8419             

Os textos desta editoria são atualizados mensalmente

  Principal
 Cultura
 Crônicas
 Editorial
 Educação
 Em Questão
 Em Rhede
 Entrevistas
 Política e Cidadania
 Reportagens
 Notícias
 Outras edições
 Poesia e Contos
 Reflexão
 Expediente
 Sócio Ambiental
 Terceira Idade
 Terceiro Setor
 Turismo
   Participe
 Cartas
 Blog
 Fale Conosco
 Institucional
   Especiais
 Igrejas
 Meio Ambiente
 SP 450 anos
   Blogs
 Artes e Artesanato
 Colunistas
 Econotas
 Humor
 Memória Sindical
 Mirim
 Assédio Moral
 Vitrine do Giba
 Nosso Dáimon
 O Grito do Ipiranga
 Mirim
 Feiras e Mercados
 Em RHede
 Econotas
 Ambientais
 Esportes
 Agenda

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Construindo minha identidade com minha família e minha escola: Buscando descobertas e construindo aprendizagens significativas
Querti Guedes

publicado em 15/10/2011


 


 

 

 

Homofobia: o preconceito nas escolas

O preconceito contra homossexuais também encontra espaço na escola. Reportagem especial da Agência Brasil apresenta o problema a partir da perspectiva de educadores, psicólogos e das próprias vítimas
 

Como diminuir as dificuldades  de aprendizagem e em Sala de Aula
Por Luciana Cláudia de Castro Olímpio
publicado em 30/11/2007
 

Como a linguagem organiza nosso pensamento
Por:
Daniele Pontes Passos e Patricia Andrade
publicado em 30/11/2007


Como entender as principais teorias da  língua estrangeira
Por:
Francisco de Assis do Nascimento; Jander Ramos Carvalho; Priscila Márcia de Andrade Costa; Rafael Lira Gomes Bastos

publicado em 07/12/2007

Como a experiência influencia a aquisição da linguagem
Por:
Márcia Rejane Alves Rodrigues e Maria Neuma Freire Araújo

publicado em 30/11/2007

Como as crianças adquirem e desenvolvem a linguagem
Por:

Janieri de Sousa Oliveira Maria de Lourdes da Rocha
Conceição Elane

publicado em 30/11/2007

 

O pensamento de Skinner sobre a Aquisição da Linguagem 
Por Kétilla Maria Vasconcelos Prado e colaboradores
publicado em 30/09/2006

A teoria inatista de aquisição da linguagem
Por Antônio Rômulo Bezerra de Sousa e colaboradores
publicado em 30/09/2006

Métodos de ensino da língua e  processos de aquisição da linguagem
Por Cileya de Fátima Rocha Neves e colaboradores
publicado em 30/09/2006

Políticas de atendimento à criança - Um diálogo possível?
Por Sylvana Marschall Torres
publicado em 25/11/2005

Emília Ferreiro e o saber da criança
Por Glennda Paiva
 

Da sociedade feudal à sociedade da informação
Por Vivaldo Chagas dos Santos
publicado em 10/04/2007

Reforma do Ensino Superior
Por Adilson Luiz Gonçalves

O que vão fazer da educação?
Por Reinaldo Martins Lemos

Produzir a monografia final: um desafio ou uma obrigação?
Por Irmgard Margarida Theobald

A importância da Psicopedagogia
Por Maria Irene Maluf

publicado em 07/03/2006

Afinal, o que é dislexia?
Por Maria Irene Maluf

publicado em 02/09/2006

Fernanda Duarte Araújo Silva
 

Ensino de Ciências na Educação Infantil? O trabalho com a atividade investigativa...
Fernanda Duarte Araújo Silva
publicado em 05/01/2010

Avaliação da aprendizagem: pontos e contrapontos
Fernanda Duarte Araújo Silva
publicado em 04/11/2009

 


Alternativas para enfrentarmos a indisciplina na escola
Fernanda Duarte Araújo Silva
publicado em 02/06/2009
 

A ludicidade e o ensino de Matemática na Educação Infantil
Por Fernanda Duarte Araújo Silva

 

Planejamento e avaliação educacional no exercício profissional docente
Fernanda Duarte Araújo Silva
publicado em 04/08/2008
 

Currículo de Ciências: algumas reflexões
Fernanda Duarte Araújo Silva
publicado em 01/08/07

EDUCAÇÃO
 ATENÇÂO
Leiam com cuidado as novas recomendações para envio de artigos



Acerca dos Conceitos de Cultura e Educação: Uma Mirada a partir do Pensamento de Ángel Díaz de Rada
Cristiano Guedes Pinheiro
publicado em 6/08/2012


Uma sub-versão em educação: possibilidades de uma pedagogia menor
Daniela da Cruz Schneider
publicado em 10/07/2012


Corpos dóceis a serviço da Indústria cultural: a castração da fantasia do sujeito
Priscila Monteiro Chaves
publicado em 10/04/2012

Barbie brasileira: representações étnicas e femininas por meio das bonecas
Michelle Brugnera Cruz Cechin
publicado em 10/04/2012

Flanar sobre educação: multidão de consumo, multidão de olhar
Daniela da Cruz Schneider
publicado em 10/04/2012

Literatura de Cordel, Cultura e Ensino: a Diversidade Cultural no Âmbito Educacional
Silvio Profirio da Silva
publicado em 02/04/2012

A Linguística no Enem e nas Provas de Vestibular: Novas Estratégias de Leitura/ Compreensão de Textos e a Abordagem da Variação Linguística
Silvio Profirio da Silva
publicado em 02/04/2012


Quebra do silêncio na Floresta: historiografias de mulheres barbadianas e granadinas na Amazônia
Josélia Gomes Neves e Rosilda Shockness
publicado em 19/03/2012


Formação Docente: a Partir de uma Perspectiva Filosófica Crítica e Cultural
Elvio de Carvalho
publicado em 29/03/2012

Trajetórias de Professores de Classes Multisseriadas: Memórias do Ensino Rural em Novo Hamburgo/RS (1940 a 2009)
José Edimar de Souza
publicado em 19/03/2012

Brincar na Educação Infantil: Possibilidades e Desafios
Maristela Guedes Silva; Marta Maria Faria Ferreira, Fernanda Duarte Araújo Silva
publicado em 20/02/2012

A intertextualidade da Pedagogia da Autonomia compreendida como meio de congregar condições a sua interpretação
Priscila Monteiro Chaves
publicado em 16/02/2012


Ensino e aprendizagem ciências: desafios tangentes aos saberes, fazeres e conheceres pedagógicos com a Universidade, Escola Básica e os outros aí (multi)situados
Igor Helal, Celso Sánchez
publicado em 10/12/2011

O espaço dado à Educação Ambiental nos Livros Didáticos e as Mudanças Didáticas no Ensino de Ciências: perspectivas inovadoras rumo ao desenvolvimento da reflexão socioambiental e da consciência ecológico-preventiva
Silvio
Profirio da Silva
publicado em 10/12/2011

Enfoque democrático na gestão escolar: (in)viabilidades constitutivas de Cidadania?
Gabriel dos Santos Kehler, Joacir Marques da Costa
publicado em 05/11/2011

Preparando todos os professores para ensinar a todos os alunos
Carla Eva Prichoa, Ingrid Aparecida Gomes
publicado em 05/11/2011

A motivação como um dos fatores determinantes no processo educacional do PROEJA
Fabiana Antônia de Freitas Melo

publicado em 05/11/2011

 

Aulas de Educação Física Mistas e Relações de Gênero
Greice Rosso Lehnhard, Aline Rosso Lehnhard, Sofia Wolker Manta
publicado em 16/10/2011

A sala de aula da contemporaneidade: da vitimização do aluno ao processo de adoecimento do docente/professor
André Michel dos Santos
publicado em 15/10/2011

Professores de Educação Física escolar: o conhecimento e a utilização das abordagens pedagógicas
Fabiana Ritter Antunes, Carla Prado Kronbauer e Hugo Norberto Krug
publicado em 15/10/2011

As Tecnologias e a Educação: Essenciais no Processo de Ensino-Aprendizagem?
Jéssica Girão Lopes
publicado em 15/10/2011

A Linguística e o Ensino de Língua Portuguesa: novas perspectivas metodológicas e novas estruturas de organização das Gramáticas Escolares
Silvio Profirio da Silva e Renata Maria Santos Silva
publicado em 15/10/2011

Teoria Crítica e Educação: Os Pensadores Frankfurtianos e suas Contribuições
Cassiano Telles
et alii
publicado em 15/10/2011

Conscientização:  A proposta de Paulo Freire para a educação
Marcel Alcleante Alexandre de Sousa
publicado em 15/10/2011

A organização do trabalho didático como forma de superação do trabalho docente manufatureiro
Jander Fernandes Martins, Talita Elisabeth Halberstadt
publicado em 15/10/2011

Marketing inclusivo: as representações da surdez nas propagandas do Ministério da Educação
Mônica Zavacki de Morais
publicado em 03/10/2011

A Linguística e o Ensino de Língua Portuguesa: novas perspectivas metodológicas e novas estruturas de organização das Gramáticas Escolares
Silvio Profirio da Silva, Renata Maria Santos Silva
publicado em 03/10/2011

Pedagogia desafiadora
Alexandre Soares
publicado em 03/10/2011

Supervisão Escolar: um olhar para o contexto histórico brasileiro
Márcia Ângela Patrícia Marroco, Eliéte Zanelato
publicado em 05/09/2011

O trabalho do professor pesquisador: uma reflexão sobre sua práxis educativa
Cláudia Letícia de Castro do Amaral, Letícia Ramalho Brittes
publicado em 05/09/2011

Compreendendo o desenvolvimento profissional docente: reflexões sobre a (trans)formação de professores... de Educação Física
Patric Paludett Flores, Hugo Norberto Krug
publicado em 05/09/2011

Texto e Ensino: as mudanças no Ensino de Língua Portuguesa e o discurso da dificuldade de Interpretação de Textos de alunos das Escolas da Rede Pública de Ensino
Silvio Profirio da Silva
publicado em 05/09/2011

Filme Escola da Vida: uma reflexão sobre a escolha de tendências para o processo de ensino aprendizagem
Débora Cunha Xavier Maretto, Leandro Freias Menezes, Luceny Rocha Lopez, Sabrina Wanzeler Garcia
publicado em 02/09/2011

(In)Disciplina escolar e fatores sociais: uma reflexão
Jafer da Silva Freitas, Murilo Saes da Cruz
publicado em 02/09/2011

A narrativa fílmica enquanto prática educativa
Virgínia Lages
publicado em 05/08/2011

O processo de individuação humana em uma perspectiva histórico-social: notas para uma reflexão
Josélia Gomes Neves
publicado em 02/08/2011

Linguística, Língua e Ensino: o livro didático adotado pelo MEC e as novas perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa
Silvio Profirio da Silva
publicado em 02/08/2011

A centralidade e a conveniência da cultura nas práticas de organização da comunidade e da escola de surdos
Liane Camatti

publicado em 02/08/2011

Conselho de Educação Escolar Indígena de Rondônia: repercussões em marcha
Josélia Gomes Neves
publicado em 02/08/2011

A produção pedagógica do gaúcho: da essencialização da cultura à fixação das identidades
Anna Carolina Cerato Confortin, Liane Camatti, Rossana Cassanta Rossi, Luciana Azambuja Alcântara
publicado em 02/08/2011

O Inspetor escolar: protagonista na ampliação de suas capacidades humanas sob a ótica da gestão participativa
Maria Cristina Ribeiro Reis, Nidia Mirian Rocha Félix
publicado em 02/08/2011

Sobre a condição docente
José Alexandre da Silva
publicado em 02/08/2011

 

O Poder da Palavra no Processo de Humanização da Educação
Rosa Maria Rigo
publicado em 07/07/2011

 

O ensino de Filosofia como instrumento de reflexão para as novas gerações
Dayane Maria de Andrade Pereira;Jéssica de Carvalho Silva
publicado em 07/07/2011

O jogo digital como alternativa de ensino para alunos com dificuldades na compreensão e interpretação de textos
Angela Papaiani, Gisele Marques Vargas
publicado em 07/07/2011

Formação inicial de professores de Educação Física: a relevância da reflexão sobre a prática pedagógica
Fabiana Ritter Antunes, Carla Prado Kronbauer, Hugo Norberto Krug

publicado em 07/07/2011

Educação Indígena e Educação do Campo: O Que Há de Comum Entre Elas?
Diones Clei Teodoro Lopes, Vanubia Sampaio dos Santos

publicado em 07/07/2011

O Currículo escolar
Elaine Ferreira de Freitas
publicado em 07/07/2011

Políticas educacionais e autoridade no contexto escolar
Lucas Eduardo Ramos
publicado em 07/07/2011

Considerações sobre o ensino de Ciências
Antonio Carlos Silva, Lúcia Aparecida Lopes Silva

publicado em 07/07/2011

Caminhos percorridos por professores na construção de saberes docentes: um estudo com professores de Educação Física frente à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino comum
Thiago de Souza, Victor Julierme Santos da Conceição

publicado em 06/06/2011

Trabalho Pedagógico na Educação Infantil: crianças da Pré Escola constroem conhecimentos sobre o tempo
Diana Vandréia Dal Soto; Diolinda Franciele Wilterhalter
publicado em 06/06/2011

A importância das parcerias privadas para a qualidade de ensino como estratégia de gestão
Alex Soares
publicado em 06/06/2011

Campos de atuação da Educação Física: O formal, o não formal e o informal
Osni Oliveira Noberto da Silva

publicado em 06/06/2011

As Concepções de Educação
Jander Fernandes Martins; Talita Elisabeth Halberstadt
publicado em 03/05/2011

A tecnologia permeado o Processo de Ensino e Aprendizagem
Maria Isabel Alonso Alves; Genivaldo Frois Scaramuzza; Rozane Alonso Alves
publicado em 02/05/2011

Mediação de conflitos na prevenção do bullying dentro da comunidade escolar
Marco Aurélio da Silva, Aristéia Mariane Kayser, Evandra Oliveira Cardoso Rech
publicado em 02/05/2011

Informática educacional e recursos da Web 2.0 na prática docente
Nilzo Paulo Dias Machado, Fabiane Sarmento Oliveira Fruet
publicado em 02/05/2011

Formação Docente: Traçados Históricos e Cenário Atual
Fernanda Zanette Garbini; Giovana Giacomini Brendler
publicado em 02/05/2011

A prática docente: reflexões possíveis, um debate necessário
Genivaldo Frois Scaramuzza
publicado em 02/05/2011

Filme “A Flor do Deserto” e ainda outra vez a representação da mulher negra no cinema
Fernanda Gabriela Soares dos Santos

publicado em 03/04/2011

A contribuição dos jogos para o desenvolvimento infantil, frente às mudanças sócio-culturais
Jamily Charão Vargas e Sonia Reis da Silva Souza
publicado em 03/04/2011

Representações sociais docentes sobre inteligência espiritual
Sandra Montenegro
publicado em 03/04/2011

A Educação como vontade e socialização: uma possível aceitação da liberdade na perspectiva de Friedrich Nietzsche
Marco Aurélio da Silva; Aristéia Mariane Kayser; Evandra Cardoso
publicado em 03/04/2011

Función y uso de la partícula SE en el Español como L2: una reflexión
Izaura da Silva Cabral
publicado em 03/04/2011

Ser no mundo e com o mundo: princípios fundamentais do pensamento freireano
Josefa da Conceição Silva, Max Leandro de Araújo Brito
publicado em 03/04/2011

Cotidiano escolar: diversidade na pratica docente
Rozane Alonso Alves
publicado em 11/03/2011

 

Contar e Recontar Histórias: Um recurso pedagógico eficiente na construção de sentidos entre alunos do Ensino Infantil
Josefa da Conceição Silva, Max Leandro de Araújo Brito
publicado em 07/03/2011
 

Formação continuada de professores mediado por Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem
Geraldo Fruet, Edgardo Gustavo Fernández
publicado em 07/03/2011
 

Afeto e aprendizagem: Primordiais entre discente e docente
Kátia Farias da Silva
publicado em 07/03/2011

Dificultades en La Proceso de Encino-Aprendizaje de Personas con Síndrome de Down
Ana Carolina Silveira Ravagnani
publicado em 06/03/2011

A Educação como forma de relacionamento emancipatório do mundo exterior na perspectiva de Paulo Freire
Marco Aurélio da Silva, Aristéia Mariane Kayser, Evandra Cardoso
publicado em 06/03/2011

Possíveis contribuições da sala de leitura para promoção de uma educação
multicultural

Juliana Maria Costa Fecher Winter
publicado em 14/02/2011

EJA: Elementos que se destinam a (Re)construção dos seus educandos
Valmaria Lemos da Costa Santos
publicado em 12/02/2011

Educação a Distância, Sociedade, Tecnologia e Ensino: uma nova cultura educacional na minimização do espaço e na democratização do acesso ao Ensino Superior
Silvio Profirio da Silva
publicado em 12/02/2011

Avaliação Escolar: Desafios e Perspectivas

                                      Eliziane Tainá Lunardi Ribeiro
publicado em 12/02/2011

Competência Comunicativa: Importância e Impacto no Ensino de Línguas Estrangeiras
Juliana R. Pretto
publicado em 10/02/2011

Atividades experimentais na escola
Edina Souza de Melo

publicado em 10/02/2011

Livro paradidático para aulas de história: A Ilha dos Animais
Lucas Eduardo Ramos
publicado em 10/02/2011

Paulo Freire: A Educação do Campo precisa de Você
Sabrina Zientarski de Bragança
publicado em 04/01/2011

Só se aprende em movimento: a consciência como realização do sujeito segundo o processo freiriano
Marcel Alcleante Alexandre de Sousa
publicado em 04/01/2011

Assistência Estudantil no ensino superior público: diagnóstico atual da UNIFAP
Anderson de Melo Nobre
publicado em 04/01/2011

A Coordenação pedagógica e seus desafios no contexto escolar: a formação continuada de professores em foco
Ana Paula Bittencourt Santana
publicado em 04/01/2011

Conhecimentos básicos da Ciência Geográfica no ensino fundamental
Isonel Sandino Meneguzzo
publicado em 04/01/2011

Aspectos históricos da formação profissional na educação brasileira
Osni Oliveira Noberto da Silva
publicado em 14/12/2010
 

Os Detentores do Saber Educativo: primeiras considerações
Jander Fernandes Martins; José Iran Ribeiro e Talita Elisabeth Halberstadt
publicado em 14/12/2010

O processo de aprendizagem: a construção do conhecimento em crianças com hiperatividade
Giovanna Marget Menezes Cardoso, Daniela Morais de Sousa
publicado em 02/12/2010

Aspectos históricos da formação profissional na educação brasileira
Osni Oliveira Noberto da Silva
publicado em 14/12/2010

Os Detentores do Saber Educativo: primeiras considerações
Jander Fernandes Martins; José Iran Ribeiro e Talita Elisabeth Halberstadt
publicado em 14/12/2010


Pedra do Castelo (Castelo do Piauí) - Fonte: www.castelodopiaui.org
Pedra do Castelo (Castelo do Piauí) - Fonte: www.castelodopiaui.org

Religiosidade e lendas do municípios de Castelo do Piauí: teoria e prática na disciplina de metodologia do ensino de geografia (Educação e Geografia)
Nilmara da Silva Carvalho, Francisco Eufrázio Feitosa Cavalcante, Deusamara Duarte, Jaqueline Lopes dos Santos, Gildânia Rodrigues da Silva
publicado em 02/12/2010

Emancipação e socialização no processo de aprendizagem na relação professor-aluno na perspectiva de Paulo Freire
Marco Aurélio da Silva; Aristéia Mariane Kayser; Evandra Cardoso
publicado em 02/12/2010
 

Descortinando o Bullying no espaço escolar: estratégias pedagógicas
Giovanna Marget Menezes Cardoso; Mônica Cerqueira Ribeiro
publicado em 04/11/2010

Utilização de casos para ensino
Marcela Figueira de Saboya Dantas; Max Leandro de Araújo Brito; Maria Valéria Pereira de Araújo
publicado em 04/11/2010

O uso de aulas experimentais de Física e o ensino com exemplos do cotidiano
André Luis Brito Querino

publicado em 04/11/2010

A Construção da Identidade Social: Memória, Interação e Institucionalização
Aline Garcia Batista; José Reinaldo Felipe Martins Filho
publicado em 04/11/2010

Jogos no ensino de Administração: a percepção de alunos
Max Leandro de Araújo Brito

publicado em 04/11/2010

A Educação patrimonial nas escolas
Luana Silva Bôamorte de Matos; Jonas José de Matos Neto
publicado em 04/10/2010

Educação de surdos: aspectos relevantes sobre língua e linguagem
Renata Gomes Camargo

publicado em 04/10/2010

Interiorização do Ensino Superior no Amapá
Ronaldo da Silva

publicado em 04/10/2010

Formação em Ciências: uma questão cinquentenária
Celso Luis Levada, Miriam de Magalhães O. Levada, Ana Laura R.Zeni Beretta
publicado em 04/10/2010

A Escola e Dislexia
Fabiana Lacerda da Silva
publicado em 04/10/2010



A Importância do SL
Ticiano D. Corral
publicado em 04/10/2010


Estudo sobre a importância da brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens, sob o ponto de vista dos professores da rede municipal de ensino de Cornélio Procópio - PR
Luciana Rainieri Fernandes Lima; Rosiane Luccas Delmônico
publicado em 04/10/2010

O destaque da escola estadual “Senador Bueno de Paiva” e do estado de Minas Gerais na Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas
Fiorita Maria Figueiredo Leão Dionísio; Neide Pena Cária

publicado em 04/10/2010


A importância da qualificação, capacitação e aperfeiçoamento de funcionários nas instituições de ensino superior: o PCCTAE e a UNIFAP
Emanuelle Silva Barbosa
publicado em 08/09/2010

Esporte Educacional, Esporte de Rendimento e os (des)caminhos dos Jogos Escolares de Minas Gerais
Wilney Fernando Silva; Gersiane Franciere Freitas Ribeiropublicado em 09/09/2010

Currículo Escolar e Educação Infantil: uma reflexão necessária
Vânia Warwar Archanjo
publicado em 08/09/2010

Direito a Educação e Cidadania: Pressupostos para Políticas Educacionais de Inclusão
Valmôr Scott Junior
publicado em 08/09/2010

A práxis do orientador educacional como agente importante da equipe gestora democrática e o seu papel frente o desenvolvimento de aprendizagem significativa do cidadão crítico reflexivo
Nara Rúbia Miranda Silva
publicado em 08/09/2010

Inclusão social, Inclusão Escola "responsabilidade de todos"
Bruna Bellinato Scrivanti Santana
publicado em 08/09/2010

Gestão democrática: a construção da mudança na escola
Nadia Pedrotti Drabach
publicado em 08/09/2010

Por que ler contos de fadas?
Sonia Regina Rocha Rodrigues
publicado em 08/09/2010

Why fairytales is important for kids

LUDIBUS: um ônibus que leva a arte e o lúdico às crianças de escolas da Educação Básica
Ana Paula Cordeiro
publicado em 02/08/2010

A Psicopedagogia de olho no futuro com o auxílio da tecnologia
Leonardo Vivaldo da Silva
publicado em 02/08/2010

“Escolas de valor” – bons exemplos a serem seguidos?
Juliana Maria Costa Fecher Winter
publicado em 02/08/2010

Nikolai e os questionamentos à gestão da educação
Maria Joceli dos Santos Figueiredo; Rodrigo Neres de Morais
publicado em 02/08/2010

Os sujeitos que compõem a EJA ... E o saber
Elziane Tainá Lunardi Ribeiro
publicado em 02/08/2010

Autoestima e saúde na prática docente, emergindo como desafios para professores do ensino fundamental
Ilma Aparecida Gonçalves
publicado em 02/08/2010

Discutindo sobre as emoções e suas influências no processo de aprendizagem e reconhecimento de sujeitos com altas habilidades/superdotação na escola
Karine Sefrin Speroni
publicado em 02/08/2010

Educação inclusiva: um abordagem sobre a acessibilidade em instituições educacionais
Nayara Barbosa de Almeida
publicado em 12/07/2010

Experimentações e reflexões sobre a educação a distância: a temível realidade virtual - Primeira Parte
Décio Luciano Squarcieri de Oliveira; Thaís Silva e Rosa
publicado em 12/07/2010

A mágica viagem do processo avaliativo
Maria Joceli dos Santos Figueiredo; Rodrigo Neres de Morais
publicado em 12/07/2010

Reflexões a cerca do processo de leitura e escrita: compreender para transformar o ensino
Karine Sefrin Speroni
publicado em 12/07/2010

O papel da gestão escolar frente ao contexto de inclusão escolar de sujeitos com transtornos globais de desenvolvimento (TGD): uma discussão pertinente
Karine Sefrin Speroni

publicado em 12/07/2010

O Profissional da Educação e a Cultura Midiática Musical no Contexto Escolar: Desafios Permanentes
Valmir da Silva
publicado em 04/07/2010

Iniciação à pesquisa no ensino superior
Fernando Castro Amoras
publicado em 04/07/2010

O comportamento dos adolescentes em sessões de cinema: uma realidade vivenciada numa cidade interiorana do Vale do Rio São Francisco
Raylene Rêgo Braz Andrade Oliveira
publicado em 03/07/2010

Dislexia: hipóteses teóricas e métodos de reeducação
Evanice Ramos Lima Barreto

publicado em 03/07/2010

Alfabetização e Letramento: discutindo o ensino da língua escrita
Fernanda Duarte Araújo Silva

publicado em 03/07/2010

Intolerância religiosa em sala de aula: o caso das religiões de matriz africana
Paulo Hipólito; Adrianne Monique Silva Firmino
publicado em 03/07/2010

Estilos de aprendizagem: é seguro medi-los e utilizá-los?
Niltom Vieira Junior
publicado em 03/07/2010

Desafios e possibilidades do trabalho com a diversidade linguística na escola
Fernanda Duarte Araújo Silva; Bruna Paulina de Carvalho Silva
publicado em 03/07/2010

Construtivismo e interdisciplinaridade na sala de aula
Lucas Eduardo Ramos
publicado em 03/07/2010


Processo de Inclusão Educacional: Uma Trajetória Política Social
Daiane Pinheiro
publicado em 04/06/2010

Terremotos, um tema interdisciplinar no ensino de ciências
Celso Luís Levada, Miriam de Magalhães O. Levada
publicado em 04/06/2010
 

Ensino de paleontologia através de atividade prática com grãos de pólen
Soraia Girardi Bauermann; Juliana da Silva
publicado em 03/06/2010

As possibilidades de aplicação do Jogo de Xadrez no processo Ensino-aprendizagem de Matemática
Paulo Roberto Tavares de Souza
publicado em 03/06/2010

A Política Nacional de Educação especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008): considerações sobre as facetas do novo paradigma
Karine Sefrin Speroni
publicado em 03/06/2010

Gestão educacional e a formação de professores
José Edimar de Souza

publicado em 03/06/2010

Rondônia e as Sociedades Indígenas: uma relação marcada por denúncias e anúncios
Josélia Gomes Neves

publicado em 02/06/2010

Softwares educacionais: interatividade e aprendizagem garantidas?
Niltom Vieira Junior
publicado em 02/06/2010

Matemática – a necessidade de mudar
Marcelo Beneti
publicado em 02/06/2010

O estresse dos professores: entre fugir, abandonar ou  persistir na profissão
Andréia Cristina Rezende Rodrigues de Paula
publicado em 08/05/2010


O Ensino de Geografia e as Novas Tecnologias: Ferramentas Didáticas e sua Contribuição na Relação Aluno-Professor
Sávio Miná de Lucena
publicado em 08/05/2010
 

Percepção da abordagem de gênero nas disciplinas do Ensino Médio em escola pública estadual na cidade de Catalão - Goiás
Kl
ayton Marcelino de Paula, Ana Gizelle da Silva
publicado em 04/05/2010
 

A Ação Pedagógica na Educação de Surdos: O Bilinguismo e seus benefícios para a aprendizagem
Miriam de Oliveira Maciel; Caroline da Silva Brandão
publicado em 04/05/2010
 

A aplicabilidade social do Signwriting
Bárbara Martins de Lima Delpretto; Luciana de Oliveira Fortes
publicado em 04/05/2010

O conceito de “Experiência” na formação do espírito científico sob a ótica de Gaston Bachelard
Eliéte Zanelato
publicado em 03/05/2010

A Educação Infantil e o Educar/Cuidar
Franciele Clair Moreira Leal
publicado em 03/05/2010

Educação Inclusiva: Uma Abordagem Acerca de sua Historicidade
Ana Lúcia de Oliveira Leite
publicado em 03/05/2010
 

Uma revisão sobre letramento e surdez: enlaçando conceitos
Karine Sefrin Speroni
publicado em 03/05/2010
 

A entrevista reflexiva na pesquisa em educação
Fernando Castro Amoras
publicado em 03/05/2010

A função inconsciente nas relações sociais da escola
José Edimar de Souza
publicado em 03/05/2010


How can we develop higher cognitive processing in the language classroom?
Agnaldo Pedro Santos Filho
publicado em 03/05/2010

Prática Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental: Um Relato De Experiência
Bruna Pereira Alves
publicado em 05/04/2010

A EaD na formação de professores: uma tendência contemporânea
Edgard Ricardo Benício
publicado em 01/03/2010


Mediação Tecnológica - Educacional: Potencialidades do Ambiente Virtual de Ensino -Aprendizagem Moodle
Ana Claudia de Nardin; Fábio da Purificação de Bastos
publicado em 01/03/2010


A Identidade pessoal/ profissional do professor...de Educação Física: relações com o desenvolvimento profissional
Marta Nascimento Marques
publicado em 01/03/2010

Estrutura Curricular e educação de surdos
Priscila do Nascimento Rocha de Oliveira
publicado em 01/03/2010
 

Leitura e ludicidade: uma proposta interdisciplinar no ensino fundamental
Cristiane Fiuza Fin
publicado em 05/02/2010

Porque ensinar uma geografia crítica
Alexandre Luís Ponce Martins
publicado em 05/02/2010


Perfil do Educador Social: experiências e reflexões
André Michel dos Santos, Vanessa dos Santos Nogueira
publicado em 03/02/2010


A subjetivação inconsciente: o outro e a aprendizagem
José  Edimar de Souza

publicado em 03/02/2010

Olhar o outro e ser olhado: educação e Interculturalidade em questão
Genivaldo Frois Scaramuzza
publicado em 03/02/2010
 

Educação Ambiental e Terceira Idade: uma mudança de paradigmas através das vivências
Miriam de Oliveira Maciel, José Euclides Rodrigues Beltran

publicado em 03/02/2010

Educação Ambiental no Contexto Escolar:
refletindo sobre aspectos pedagógicos

Vanessa dos Santos Nogueira, André Michel dos Santos

publicado em 20/01/2010

A importância da música na Educação Infantil
Janaína Veras de Sousa e Leonardo Vivaldo
publicado em 05/01/2010

O trabalho do inspetor escolar em Minas Gerais
Denise Finoto

publicado em 04/01/2010

Abrindo caminhos para compreender ciência e pesquisa
Franciele Roos da Silva Ilha
publicado em 04/01/2010

Reflexões necessárias sobre a Educação do século XXI na perspectiva do Serviço Social: reprodutora ou libertadora?
André Michel dos Santos
publicado em 04/01/2010

O espaço da psicopedagógica nas relações de aprendizagens
José Edimar de Souza
publicado em 04/01/2010


O brincar nas aulas de Educação Física na Educação Infantil
Andréia Paula Basei e Marina Matte
publicado em 04/01/2010
 

A Estatística e suas funções
Marcelo dos Reis
publicado em 04/01/2010

O Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente
Agnaldo Pedro Santos Filho
publicado em 04/01/2010

Espacialidades Geográficas na Escola Básica
Clézio Santos
publicado em 21/12/2009

O paradigma emergente: ciência e mercado
Adilson Luiz Gonçalves
publicado em 21/12/2009

O ofício do professor
Patrícia Ferreira Bianchini Borges
publicado em 21/12/2009

Hipermídia Educacional e Flexibilidade Cognitiva no Processo de Ensino-Aprendizagem mediado por AVEA
Fabiane Sarmento Oliveira Fruet e Fábio da Purificação de Bastos
publicado em 14/12/2009

Fracasso escolar: discussões e possibilidades
Bruna Pereira Alves
publicado em 14/12/2009

Linguagem, interfaces e confluências em uma discussão de saberes
Renata Gomes Camargo
publicado em 14/12/2009

A violência está aí: e agora professor?
Marta Nascimento Marques
publicado em 03/12/2009

A mágica cotidiana: uma reflexão sobre a prática docente
Rodrigo Neres de Morais
publicado em 03/12/2009

Alunos da globalização: nova sociedade e o papel do professor
Thiago Vieira da Cunha Pereira
publicado em 03/12/2009

A importância do outro no corpo que aprende
José Edimar de Souza
publicado em 02/12/2009

Licenciatura em educação Intercultural na Amazônia: a dimensão de um desafio
Genivaldo Frois Scaramuzza
publicado em 11/11/2009

Educação Infantil: Espaço e Tempo Destinado à Infância Contemporânea e o Disciplinamento da Criança
Dorcas Tussi, Alexandra Fatima Lopes de Souza
publicado em 10/11/2009

Oficinas de Aquisição de Habilidades Básicas em Pesquisa: alternativa à formação das novas gerações de pesquisadores
Cecília Machado Henriques, Estela Maris Giordani
publicado em 10/11/2009

Quando a Brincadeira se Transforma em Humilhação: O comportamento Bullying nas Relações entre Pares
Miriam de Oliveira Maciel, Lucas de Abreu Collares, Suzete Benites
publicado em 10/11/2009

Planejamento escolar, uma oportunidade para a reflexão da ação pedagógica
Roberta Poltronieri

publicado em 04/11/2009

Oficinas de Aquisição de Habilidades Básicas em Pesquisa: alternativa à formação das novas gerações de pesquisadores
Cecília Machado Henriques, Estela Maris Giordani
publicado em 10/11/2009

O estágio curricular supervisionado na formação de professores e nas políticas educacionais
Nadiane Feldkercher
publicado em 04/11/2009
 

Formação de professores que atuam com alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento - Autismo
Maria Lucineide da Silva, Márcia.L.N.L.Barros
publicado em 14/10/2009

Desmistificando o ato de Ler
Mara Lisiane Sievert
publicado em 14/10/2009

A interferência estatal no desenvolvimento do sistema educacional
Fernando Castro Amoras
publicado em 07/10/2009

Uma investigação acerca da integração das Tecnologias Informáticas na prática de professores de matemática
Rafael Schilling Fuck e Ruth Portanova
publicado em 01/10/2009

 

A valorização da linguagem oral e a utilização do gênero textual conto como alternativas para o ensino da leitura para um aluno com Déficit Cognitivo
Renata Gomes Camargo
publicado em 01/10/2009

Discutindo A Formação E Atuação Docente A Partir Da Obra Pedagogia Da Autonomia: Saberes Necessários À Prática Educativa, De Paulo Freire
Victor Julierme Santos Da Conceição, Renata Rocha Costa

publicado em 01/10/2009

Aquisição e Aprendizagem de uma Segunda Língua com Crianças de 0 a 6 anos de Idade
Rose Carla Mendes Oleques,  Darlane Marques Viviani, Clarissa Corrêa Fortes, Elisamar dos Santos Costa
publicado em 01/10/2009

O Professor de Artes Visuais e a formação continuada
Caue de Camargo dos Santos e Marilda Oliveira de Oliveira
publicado em 03/09/2009

Reflexões acerca de algumas abordagens pedagógicas da Educação Física Escolar
Marta Nascimento Marques; Hugo Norberto Krug
publicado em 02/09/2009

Professores e alunos no contexto da formação tecnológica: caminhos para uma nova discussão
Wellington de Oliveira
publicado em 02/09/2009

Conselhos de classe participativos: um estudo de caso
José Edimar de Souza
publicado em 02/09/2009

O Mosaico da Gestão Escolar: do Poderio à Biopolítica
Lizabete Lázara Campos Pereira e Romualdo Dias
publicado em 01/09/2009

Ludicidade, um Recurso Didático para o Ensino da Língua Espanhola na Educação Infantil
Rose Carla Mendes Oleques, Darlane Marques Vivian, Clarissa Corrêa Fortes, Elisamar dos Santos Costa
publicado em 01/09/2009

A formação do formador: histórico, impasses e perspectivas
Daniela da Silva Aimi e Greice Scremin
publicado em 06/08/2009


Costurando Estórias
Claiton Espindola e Vanessa Vasconcellos
publicado em 06/08/2009

 

O papel da Escola e Educadores diante dos problemas de aprendizagem
Caroline Côrtes Lacerda e Katiusci Lehnhard Machado
publicado em 06/08/2009


A importância da escola na formação do cidadão: Algumas Reflexões para o Educador Matemático
Juliana Campos Sabino de Souza e Edvaldo Alves de Souza
publicado em 06/08/2009

Educação Física escolar e pluralidade cultural: reflexões
Victor Julierme S. Conceição
publicado em 06/08/2009
 

Breve Análise Sistêmica sobre o Baixo Índice de Procura por Licenciaturas em Ciências e Matemática na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), BA
Sheila Matos Viana Soares, Caique Galvão de Andrade, Emanuelle Santos de Carvalho e Reubis Almeida Silva
publicado em 01/08/2009

A educação para Kant
Nadiane Feldkercher
publicado em 18/07/2009

A História da Matemática por meio da Problematização: possíveis contribuições para a formação do professor
Rafael Schilling Fuck
publicado em 18/07/2009

O ensino de Física para alunos surdos: desafios e possibilidades
Medeiros, R; Mussi, A. A. Levada, C. L.
publicado em 18/07/2009


Gestão Educacional e Inclusão de Alunos com Autismo e Psicose: é Muito Difícil?
Cristiane Lazzeri
publicado em 18/07/2009

O jogo como conteúdo da Educação Física Escolar
Marta Nascimento Marques; Hugo Norberto Krug
publicado em 18/07/2009

Metodologias e recursos para o ensino de Língua Espanhola
Andressa de Souza; Clarissa Corrêa Fortes; Rose Carla Mendes Oleques
publicado em 18/07/2009

Gaston Bachelard e a noção de Espírito Científico
Sérgio Choiti Yamazaki e Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
publicado em 18/07/2009

Por uma educação sistêmica
Edvânia Ferreira dos Santos
publicado em 07/07/2009

A aprendizagem significativa e a mediação por meio da zona de desenvolvimento proximal como estratégias de ensino
Mateus Gianni Fonseca; Edvaldo Alves de Souza
publicado em 06/07/2009


Obstáculos à aprendizagem científica: a solução está nas subjetividades? Reinventando o olhar bachelardiano
Sérgio Choiti Yamazaki e Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
publicado em 05/07/2009


Profissionais da educação infantil: significados docentes para formação profissional
Rose Carla Mendes Oleques
publicado em 05/07/2009


Reflexões sobre a construção teórica da Nova Geografia
José Edimar de Souza
publicado em 05/07/2009

Fatores Intervenientes no Desenvolvimento Infantil
Caroline Côrtes Lacerda
publicado em 05/07/2009


A importância da ética nas práticas de Educação Ambiental
Márcio Balbino Cavalcante
publicado em 21/06/2009


Museu: Conhecer, Construir e Aprender
Rodrigo Neres e Valéria Farias

publicado em 21/06/2009

Educação ambiental e a interdisciplinaridade: na formação docente
Marcella Pereira da Cunha Campos
publicado em 21/06/2009

A importância da mediação na aprendizagem: conceitos científicos
Adriane Cenci
publicado em 20/06/2009

Um breve Histórico da Infância e da Instituição de Educação Infantil
Laila Azize Souto Ahmad
publicado em 20/06/2009

Uma vivência de estágio curricular no ensino de Química
Edna Falcão Dutra
publicado em 20/06/2009

O acadêmico de Educação Física vivenciando a prática de ensino: planejamento e desempenho nas aulas
Marta Nascimento Marques; Hugo Norberto Krug
publicado em 12/06/2009

Resenhando o filme: Escritores da Liberdade
Maria Clenilda Signorini; Caroline Côrtes Lacerda
publicado em 02/06/2009

O ensino De História a Serviço da Transformação da Realidade
José Edimar de Souza
publicado em 01/06/2009

Uma discussão sobre o currículo a partir de Tyler
Neila Pedrotti Drabach,Fabiane Sarmento Oliveira Fruet, Charles Luiz Policena Luciano, Cinara Dalla Costa Velásquez
publicado em 01/06/2009

Educação em Rousseau e Vygotsky: pontos e contrapontos
Adriane Cenci
publicado em 11/05/2009

Transtorno de Déficit de Atenção: Hiperatividade
José Edimar de Souza
publicado em 11/05/2009

A importância da formação de leitores críticos
Deise de Oliveira Vedootto
publicado em 07/05/2009

Avaliação da aprendizagem Escolar: O papel da avaliação e sua utilização pelo professor na sala de aula
Rose Carla Mendes Oleques
publicado em 07/05/2009

Novas perspectivas da EAD: um novo paradigma educacional
Suely Brito de Souza Calabri
publicado em 05/05/2009

Uma leitura sobre paradigma educacional na contemporaneidade
Gilvane Almeida Silva; Giovanna Marget Menezes Cardoso
publicado em 05/05/2009

Como os professores temporários interferem na qualidade do ensino superior
Greice Scremin; Daniela da Silva Aimi

publicado em 01/05/2009

Giroux e a Democracia na Escola
Fernando Castro Amoras
publicado em 01/05/2009

As funções docentes e a qualidade da educação superior
Greice Scremin; Daniela da Silva Aimi
publicado em 23/04/2009

Perspectivas Educacionais e Diversidade
Caroline Côrtes Lacerda
publicado em 21/04/2009

Paradigmas Educacionais: uma perspectiva capitalista do sistema de produção
Thiago Pires Santana
publicado em 08/04/2009

Entre riscos, controles e sequestros: divagações sobre a contemporaneidade e a escolarização
Fernanda de Camargo Machado
publicado em 05/04/2009

Refletindo sobre a relevância do ensino da Língua Portuguesa nas escolas
Fabiane Sarmento Oliveira Fruet
publicado em 02/03/2009

Formação de professores: as interrelações entre o pessoal e o profissional na trajetória docente
Graziela Franceschet Farias, Helenise Sangoi Antunes
publicado em 02/03/2009

“Pro dia nascer feliz”: uma realidade educacional sem perspectivas aos jovens brasileiros?
Oséias Santos de Oliveira
publicado em 02/03/2009

Desenvolvimento, conhecimento e aprendizagem
Fabiane Sarmento Oliveira Fruet
publicado em 18/02/2009

Desenvolvimento e povos indígenas: o caso da etnia gavião de Rondônia
Genivaldo Frois Scaramuzza
publicado em 18/02/2009

Paulo Freire e a reinvenção do ato educativo
Márcio Balbino Cavalcante
publicado em 14/02/2009

Educação da Criança Pequena na Legislação Educacional Brasileira do Século XX: Abordagem Histórica do Estado de Minas Gerais (1908-2000) - Lívia Maria Fraga Vieira
Maria Stela
Oliveira Costa; Samuel Oliveira Costa
publicado em 14/02/2009

Os caminhos da gestão escolar: discutindo as atribuições e a prática do coordenador pedagógico
Alexandra Silva dos Santos Furquim; Etiane Fagundes Braga; Silvania Regina Pellenz Irgang

publicado em 02/02/2009

O Desenvolvimento Profissional Docente e as Trajetórias Formativas: Entrelaçando Saberes na Construção da Professoralidade
Alexandra Rosa Silva; Andréia Paula Basei; Silvania Regina Pellenz Irgang;Verônica Cardoso Áustria

publicado em 02/02/2009

 

Ensino de língua estrangeira: ação progressiva de Freire
Robério Pereira Barreto
publicado em 02/02/2009

Pedagogia e diferença, faíscas e armadilhas
Fernanda de Camargo Machado
publicado em 15/01/2009

Repensando a Formação de Professores: o processo construtivo de tornar-se professor
Jamily Charão Vargas; Helenise Sangoi Antunes
publicado em 15/01/2009

A formação do professor: novas perspectivas
Alexandra Rosa Silva
publicado em 15/01/2009

Conceitos e concepções paradigmáticas frente à ludicidade na infância
Jamily Charão Vargas; Helenise Sangoi Antunes

publicado em 15/01/2009

Caminhos e descaminhos da Metodologia do Ensino da Geografia: uma abordagem crítica
Márcio Balbino Cavalcante
publicado em 06/01/2009

Autonomia do aprendiz na educação a distância
Michelle Salgado Ferreira Arcúrio
publicado em 23/12/2008

A essência de ser Professora, estrela guia
Maria de Fátima Gomes Medeiros
publicado em 17/12/2008

Arquitetura Moderna: A UFSM como protagonista deste cenário
Leila Adriana Baptaglin
publicado em 17/12/2008

Reflexões sobre o ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental
Valéria Marques
publicado em 05/12/2008

Educação e tecnologias: novidades, desafios e formação de professores
Edgard Ricardo Benício
publicado em 05/12/2008

Tecendo considerações sobre o software como ferramentas de aprendizagem: o que faz um software ser educativo
Giovanna Marget Menezes Cardoso
publicado em 02/12/2008

Escola, conhecimento e desenvolvimento humano: Uma parceria profícua para a cidadania
Edgard Ricardo Benício e Michelle Salgado Ferreira Arcúrio
publicado em 01/12/2008

Formação inicial de professores: primeiros desafios
Graziela Franceschet Farias
e Helenise Sangoi Antunes
publicado em 01/12/2008

Uma breve visão sobre Inclusão Social
Raphaell Moreira Martins
publicado em 02/11/2008

Educação ambiental, da teoria à prática: o exemplo de uma escola estadual de Belém
Tânia Regina do N. Monteiro
publicado em 01/11/2008

A arte de se relacionar: (re)pensando o espaço escolar
Amanda de Souza Vargas, Ivete Souza da Silva
publicado em 01/11/2008

Interconexão cognitiva - motriz e a aprendizagem da leitura e escrita
Eliane Risson Santos, Salete Santos Anderle, Francisco Rosa Neto
publicado em 01/11/2008

A educação matemática e a matemática financeira: uma proposta de ensino
Thiago Pires Santana

publicado em 01/11/2008

Investigação em ambientes virtuais de aprendizagem
Daniele da Silva Martins e Vanessa dos Santos Nogueira
publicado em 01/11/2008

O jogo como promotor da socialização
Carlos
Roberto Pantoja de Souza e Raphaell Moreira Martins
publicado em 01/11/2008

Blogs: relacionando o ensino de Ciências naturais com as situações reais da comunidade
Catiane Mazzoco Paniz e Vanessa dos Santos Nogueira
publicado em 01/11/2008

Como o ser humano aprende? Uma breve discussão sobre as teorias do desenvolvimento e aprendizagem
Neila Pedrotti Drabach
publicado em 01/11/2008

Memórias e relatos autobiográficos de alfabetizadoras: um estudo sobre as cartilhas de alfabetização nas escolas municipais rurais de Santa Maria - RS
FARIAS, Graziela Franceschet; MARCHI, Thaís; PEREIRA, Fabiana Bopp; ANTUNES, Helenise Sangoi
publicado em 01/11/2008


Alfabetização: um direito de todos?
Adriana Francisca de Medeiros
publicado em 01/11/2008

A estruturação do Sistema de Ensino: Um olhar crítico frente à história da educação
Leila Adriana Baptaglin

publicado em 01/11/2008

A construção da profissão docente: processo que perpassa desafios pessoais e profissionais e dimensões individuais e coletivas
Jamily Charão Vargas
publicado em 01/10/2008


Desenvolvendo a brincadeira com a construção da sucata
Raphaell Moreira Martins
publicado em 04/10/2008

A Gestão da escola pública na era da tecnologia: reconfiguração de espaços educacionais
Lizabete Lázara Campos Pereira, Maria Cristina Ribeiro Reis, Terezinha de Jesus V. Gomes, Adicinéia Aparecida de Oliveira
publicado em 01/10/2008

Educação inclusiva: uma proposta de efetivação Na e Pela diversidade
Vânia Warwar Archanjo

publicado em 01/10/2008

Refletindo sobre a obra “Profissão Professor”: contribuições de Antônio Nóvoa.
Jamily Charão Vargas
publicado em 01/10/2008

"Ciências pra quê(m)?!” ou “A estreita relação entre as diversas faces do conhecimento”
Maceti, H.; Levada, C. L.; Lautenschleguer, I. J.
publicado em 01/10/2008

As diferentes linguagens na sociedade: o papel que as variantes linguísticas sociais exercem no processo de formação da língua padrão; causando o "preconceito linguístico"
Ana Paula Menezes de Santana
publicado em 01/10/2008

Usando as tecnologias da informação e comunicação para a promoção da autonomia do educando
Giovanna Marget Menezes Cardoso
publicado em 01/10/2008

Escola e Serviço Social: juntos no enfrentamento da exclusão social
André Michel dos Santos
publicado em 01/10/2008

A educação no contexto brasileiro: dificuldades e desafios encontrados pelas escolas na atualidade
André Michel dos Santos
publicado em 20/09/2008

A formação do aluno diante de um novo desenvolvimento curricular
Roberto  Izidro
publicado em 11/09/2008

Experiências de baixo custo para ensino de ciências -  Determinação da absorção de água em tijolos cerâmicos
Lautenschleguer, I. J , Maceti, H.; Levada, C. L
publicado em 11/09/2008

O universo da dança e sua singularidade: possibilidades no contexto da educação física escolar
Alexandra Rosa Silva
publicado em 11/09/2008


Cultura, diálogo e formação de professores: alguns pontos para reflexão
Joze Medianeira dos Santos de Andrade Toniolo
publicado em 02/09/2008

As práticas pedagógicas da educação física escolar e o processo de ensino-aprendizagem: refletindo sobre o papel do professor
Andréia Paula Basei
publicado em 02/09/2008

Palavras bonitas ou limite da competência?
Por Gilka  Pierry Coimbra
publicado em 08/07/2007

Palavras bonitas
Por
Margarete J. V. C. Hülsendeger
publicado em 22/06/2007

A Escola Pública não perdeu a qualidade
Johnny Notariano
publicado em 14/04/2008


Talvez uma resposta...
Patrícia Ferreira Bianchini Borges
publicado em 01/09/2008

A Representação Social. O olhar do professor
Por Anamaria Silveira
publicado em 30/06/2007

 

::Vicente Martins::

Vicente Martins é palestrante, pesquisador na área de dificuldades de aprendizagem relacionadas com a linguagem e professor de Lingüística da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, Estado do Ceará. E-mail: vicente.martins@uol.com.br

Behaviorismo, lingüística e dislexia
Vicente Martins
publicado em 02/11/2008

Neurociência, cognição e dislexia
Vicente Martins
publicado em 02/09/2008
 

Clique aqui e leia mais artigos do autor

::José Henrique Manhães::

José Henrique Manhães Neves é  graduado em Letras pela UFRJ. Especialista em Orientação Educacional pela UCAM. Docente de Escola Pública e do Ensino Superior e Pesquisador em Educação de Jovens e Adultos.
jhmanhaes@hotmail.com
.
 

Repensando as práticas pedagógicas: dinâmica dos sujeitos em ação nas novas tecnologias
Por José Henrique Manhães Neves
publicado em 30/10/2007

Olhar, imaginar, desenhar, escrever:
Um ensaio investigativo e metodológico que passeia pelo campo simbólico da Educação Artística - Parte II

Por
José Henrique Manhães Neves
publicado em 31/01/2007

Clique aqui e leia mais artigos do autor
 

:: Verônica de Araújo Ozório::

Verônica de Araújo Ozório é Graduada em letras – português inglês, curso de extensão em metodologia da língua inglesa, pós-graduação em psicopedagogia pela UCAM, Pós-graduação em dificuldades de aprendizagem pela UERJ, Palestrante e pesquisadora em dislexia pela UERJ. Contato:
gerberaflor@uol.
com.br

Dia de festa também é dia do aprender: cunho prazeroso à aprendizagem
Por Verônica de Araújo Ozório 
publicado em 03/07/2007

Excesso de alunos em sala de aula não combina com qualidade educacional
Por Verônica de Araújo Ozório
publicado em 04/01/2007

Entre o quadro negro e um cômodo da Baixada(RJ): as contribuições da Escola e da Família nas Representações Sociais
Por Verônica de Araújo Ozório 

publicado em 09/10/2006

Desafios e dificuldades de uma Língua estrangeira: as contribuições da Psicologia para uma nova Prática Docente 
Por Verônica de Araújo Ozório
publicado em 12/08/2006

::Outros artigos::

O ensino da História e os novos recursos tecnológicos
Willian Spengler
publicado em 12/02/2008

Escola: lugar onde se aprende a pensar
Maria de Fátima Gomes Medeiros
publicado em 12/02/2008

Caminhos a Trilharem em Busca da Superação do Ler e Escrever
Maria de Fátima Gomes Medeiros
publicado em 05/02/2008

Princípios para o ensino de matemática
Fernanda Duarte Araújo Silva e Sangelita Miranda Franco Mariano
publicado em 01/02/2008

A Formação docente e a Educação para a Morte
Maria do Socorro Nascimento de Mello
publicado em 23/01/2008

Saberes docentes e proposta curricular: construções e (re) construções conceituais
Elaine Luciana Silva Sobral
publicado em 23/01/2008

Currículo e propostas pedagógicas na educação infantil: entre (in) definições
Maria Reilta Dantas Cirino
publicado em 22/01/2008

 

Joristela de Souza Queiroz é pedagoga especialista em Metodologia do Ensino Superior, cursando Gestão Escolar e Mestranda em Gestão e Auditoria Ambiental

Planejamento: estratégia de luta e emancipação política dos educadores
Por
Joristela de Souza Queiroz
publicado em 05/08/2007

O lúdico no contexto escolar: um resgate ao prazer de aprender
Por Joristela de Souza Queiroz
publicado em 12/05/2006

 
Pesquisa personalizada

  

spacer
 
Pesquisa personalizada
::RESENHAS:
::Fernanda G. S.dos Santos ::

Fernanda Gabriela Soares dos Santos é graduada em Filosofia – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Gestão Educacional/UFSM, Especializanda em Pensamento Político/UFSM, Mestre em Educação/UFSM, Profa.. da Rede Municipal de Formigueiro – RS, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Imaginário Social – GEPEIS – UFSM.

Um Elogio a “Preciosa - Uma história de Esperança
Fernanda Gabriela Soares dos Santos

publicado em 05/04/2010

Refletindo sobre a película “Um namorado para minha esposa” (Um novio para mi mujer)
Fernanda Gabriela Soares Santos

publicado em 04/02/2010
::Josélia Gomes Neves::

 Josélia Gomes Neves  é professora da Universidade Federal de Rondônia - Campus de Ji-Paraná - Departamento de Ciências Humanas e Sociais – Curso de Pedagogia. Maio de 2006. Porto Velho. Rondônia. Brasil. shiva.ro@uol.com.br

::Neiva Pavesi::

Neiva Pavesi é escritora, promotora de leitura, divulgadora cultural e palestrante na área de educação.  Publicou Vitrine da Vida, Vitrine da Alma e Contos, crônicas para Leitores.
npavesi@uol.com.br

As duas caras da  Educação
Neiva Pavesi
publicado em 15/11/2007

Diga aos seus pais
Por Neiva Pavesi
publicado em 12/08/2006

Apesar de vocês...
Por Neiva Pavesi
publicado em 12/08/2006

Pergunte ao seu filho
Neiva Pavesi
publicado em 08/07/2006

Pedagogia do bom senso
Neiva Pavesi

publicado em 12/05/2006

Palavras que nada dizem
Neiva Pavesi
publicado em 13/12/2005

Muitos saberes, nenhuma compaixão
Neiva Pavesi

publicado em 24/02/2006 

::Franciele Ilha::

Franciele Roos da Silva Ilha - Licenciada em Educação Física pela UFSM; Especializanda em Educação Física Escolar e Gestão Educacional pela UFSM; Mestranda em Educação pela UFSM

Analisando a obra "Educação Comunicação Anarquia: procedências da sociedade de controle no Brasil
Franciele Roos da Silva Ilha; Hugo Norberto Krug

publicado em 18/07/2009

 

A Gestão Educacional/Escolar numa perspectiva democrática
Franciele Roos da Silva Ilha; Hugo Norberto Krug

publicado em 05/07/2009

 

Áreas de lazer e espaços públicos no município Santa Maria (RS): uma alternativa para se realizar atividades diversas em busca do bem-estar da comunidade
Franciele Roos da Silva Ilha
publicado em 02/06/2009

O processo de construção do "professor reflexivo no Brasil": uma obra crítico-reflexiva
Franciele Roos da Silva Ilha; Hugo Norberto Krug

publicado em 29/06/2009

O significado da educação escolar para professores de educação física em diferentes redes de ensino
Franciele Roos da Silva Ilha; Hugo Norberto Krug

publicado em 01/05/2009

Resenhando a obra "A Cultura Escolar na Sociedade neoliberal"
Franciele Roos da Silva Ilha; Hugo Norberto Krug

publicado em 21/04/2009

A gestão escolar e suas representações: a visão de professores de educação física
Franciele Roos da Silva Ilha; Hugo Norberto Krug
publicado em 11/09/2008

Entendendo a "Formação de Professores: pesquisas, representações e poder"
Franciele Roos da Silva
Ilha e Hugo Norberto Krug

publicado em 02/12/2008

O ensino crítico-reflexivo como proposta educativa na Educação Física escolar
Franciele Roos da Silva Ilha; Hugo Norberto Krug
publicado em 01/10/2008

A primeira experiência docente, o acadêmico/professor nunca esquece
Franciele Roos da Silva Ilha; Hugo Norberto Krug

publicado em 01/11/2008

 

Tutoria no ensino à distância: uma possibilidade de desenvolvimento profissional de professores
Franciele Roos da Silva Ilha
publicado em 01/10/2008
 

O professor de Educação Física e sua participação no planejamento educacional
Franciele Roos da Silva Ilha
publicado em 11/09/2008

 

A prática da pesquisa em educação: História, desafios e possibilidades
Franciele Roos da Silva Ilha
publicado em 01/09/2008
 
::Fernanda Gabriela Soares dos Santos e Décio Luciano Squarcieri de Oliveira::

Fernanda Gabriela Soares dos Santos Graduada em Filosofia – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Gestão Educacional/UFSM, Especializanda em Pensamento Político/UFSM, Mestranda em Educação/UFSM, Professora da Rede Municipal de Formigueiro – RS, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Imaginário Social – GEPEIS – UFSM.
fernandagssantos@yahoo.com.br

Décio Luciano Squarcieri de Oliveira Graduou-se em História – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em História do Brasil/UFSM, Professor Substituto do Departamento de Metodologia do Ensino – Centro de Educação – UFSM, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Imaginário Social – GEPEIS – UFSM. decioluciano@yahoo.com.br

A História do Filme Jean Charles e sua Contribuição para a Formação Docente
Décio Luciano Squarcieri de Oliveira e Fernanda Gabriela Soares Santos
publicado em 01/09/2009

 

Filme “O Gigante”: Uma Ode Ao Amor
Décio Luciano Squarcieri de Oliveira e Fernanda Gabriela Soares Santos
publicado em 10/12/2009

 

Resenhando o livro “Peixe dourado” e sua contribuição para a negritude
Décio Luciano Squarcieri de Oliveira; Fernanda Gabriela Soares Santos
publicado em 18/07/2009

O Tempo e a História: Algumas Correlações a partir dos Filmes – Amores Brutos, Babel e 21 Gramas
Décio Luciano Squarcieri de Oliveira; Fernanda Gabriela Soares Santos
publicado em 12/06/2009

Quem quer ser um milionário” e o que fazemos com as nossas crianças?
Décio Luciano Squarcieri de Oliveira; Fernanda Gabriela Soares Santos
publicado em 02/06/2009

Algumas Impressões sobre “Milk - A Voz da Igualdade”, na Visão de Dois Educadores
Décio Luciano Squarcieri de Oliveira; Fernanda Gabriela Soares Santos
publicado em 26/06/2009

 

Uma Aula de Humanidade no filme “Marley e eu”
Décio Luciano Squarcieri de Oliveira; Fernanda Gabriela Soares Santos
publicado em 11/05/2009

Sobre o filme “Um homem bom”  e as decisões que tomamos em nossa história de vida
Décio Luciano Squarcieri de Oliveira; Fernanda Gabriela Soares Santos
publicado em 07/05/2009

 

Para entender o filme “Linha de Passe
Décio Luciano Squarcieri de Oliveira; Fernanda Gabriela Soares Santos
publicado em 08/04/2009

Algumas inquietações de Foucault para a educação
Décio Luciano Squarcieri de Oliveira; Fernanda Gabriela Soares Santos
publicado em 01/05/2009

O Curioso Caso de Benjamin Button: o esvaziar da ampulheta
Décio Luciano Squarcieri de Oliveira; Fernanda Gabriela Soares Santos
publicado em 04/04/2009

Um outro olhar sobre Avaliação: Alternativas Didáticas – Metodológicas entre História e Filosofia
Fernanda Gabriela Soares dos Santos e Décio Luciano Squarcieri de Oliveira
publicado em 02/03/2009

 

A dor no filme “Última Parada 174”
Fernanda Gabriela Soares dos Santos e Décio Luciano Squarcieri de Oliveira

publicado em 15/01/2009


 Nota sobre o filme “Um Ensaio Sobre a Cegueira”
Fernanda Gabriela Soares dos Santos e Décio Luciano Squarcieri de Oliveira
publicado em 06/01/2009

Costurando saberes através da colcha de retalhos: aprendendo a dialogar com diferentes áreas do saber
Fernanda Gabriela Soares dos Santos e Décio Luciano Squarcieri de Oliveira
publicado em 04/10/2008

Uma Breve Bibliografia Básica Para Entender os Ciclos dos Professores
Fernanda Gabriela Soares dos Santos
Décio Luciano Squarcieri de Oliveira
publicado em 01/11/2008

A formação docente e algumas provocações em comemoração aos 60 anos da declaração universal dos direitos humanos
Fernanda Gabriela Soares dos Santos
Décio Luciano Squarcieri de Oliveira
publicado em 01/11/2008

Um novo olhar sobre o filme “Meu pé esquerdo”
Décio Luciano Squarcieri de Oliveira
Fernanda Gabriela Soares Santos
publicado em 01/12/2008

Um convite para assistir ao filme “Feliz Ano Velho”
Fernanda Gabriela Soares dos Santos e Décio Luciano Squarcieri de Oliveira
publicado em 17/12/2008

Algumas Provocações sobre a Inclusão dos Portadores de Necessidades Especiais
Fernanda Gabriela Soares dos Santos e Décio Luciano Squarcieri de Oliveira
publicado em 23/12/2008

Para além do tradicional: o filmebanheiro do papa como sugestão para uma aula de filosofia
Fernanda Gabriela Soares dos Santos e Décio Luciano Squarcieri de Oliveira
publicado em 20/12/2008

Filme “Amantes (Two lovers)” e sua contribuição às singelezas da vida
Décio Luciano Squarcieri de Oliveira e Fernanda Gabriela Soares Santos

publicado em 04/01/2010

::Rose Colognese::

Rose Aparecida Colognese Rech é formada em Pedagogia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – RS e Pós-Graduanda no Curso de Docência do Ensino Superior da Universidade Castelo Branco (UCB) – RJ. rosecolognese@bol.com.br

 Educação a Distância e Formação de Professores
Por Rose Aparecida Colognese Rech

publicado em 27/11/2006

Formação de Professores e Construção de Mudanças na Prática Educativa
Por Rose Aparecida Colognese Rech
publicado em 10/09/2006




Nina Rocha


 
Nina Rocha é psicopedagoga, escritora, poeta, ilustradora e professora.
www.ninarocha.com.br.


Avaliação: uma comunicação didática responsável!
Nina Rocha

publicado em 24/09/2007 

Trajetória da Psicopedagogia no Brasil
Por Nina Rocha
publicado em 19/12/2005

 
::Ivone Boechat::


 Leonardo Vivaldo da Silva


A Influência da família no rendimento escolar do indivíduo
Analídia Lopes e Leonardo Vivaldo
publicado em 15/12/2007

O Desenvolvimento Profissional e Pessoal dos Docentes: uma educação contínua
Por Leonardo Vivaldo
publicado em 28/02/2007
 

Educação e as novas linguagens tecnológicas digitais: uma aprendizagem constante
publicado em 26/12/2005
Por
Leonardo Vivaldo da Silva

O ensino da gramática normativa no ensino da língua materna
Por Leonardo Vivaldo da Silva
publicado em 03/01/2006
 


Um rei muito bom
Ivone Boechat
publicado em 08/09/2010

S.O.S Educação
Ivone Boechat
publicado em 02/08/2010

Características da Escola Humana
Ivone Boechat
publicado em 01/07/2010
 

Violência
Ivone Boechat
publicado em 27/07/2008
 

Ensinar é aprender
Ivone Boechat
publicado em 10/07/2008

Socorro, meus netos estudam numa escola moderna!
Ivone Boechat
publicado em 19/05/2008

Que educação é essa?
Por Ivone Boechat
publicado em 13/09/2007

 

::Alexandre Soares::


Super Nanny - a babá dos pais incompetentes
Alexandre Soares
publicado em 07/05/2008

O brasileirês!  (como mudar a postura do professor e incentivar ao uso de novos recursos didáticos nas aulas de língua portuguesa)
Alexandre Soares

publicado em 26/12/2007

Fala professor! Corrigir não quer dizer consertar os erros apontados nos cadernos dos alunos!
Alexandre Soares

publicado em 15/11/2007

::outros textos::

Direito nas escolas: construção de pessoas e de uma sociedade democrática
Ricardo Castilho
publicado em 15/11/2007
 

Profissão: Professor - quem está preparado para exercer essa difícil função?
Sérgio Choiti Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
publicado em 15/12/2007

A importância de ler Paulo Freire
Rodrigo da Costa Araújo

publicado em 23/08/2007

A aula acabou?
Por Fernando Arosa

publicado em 09/02/2007

A influência da abordagem skinneriana no ensino da língua inglesa na escola contemporânea
Por
Roberto S. Izidro
publicado em 09/02/2007

Educação Física Escolar e experiência corporal de movimento: vivências significativas na infância
Por Alexandre Paulo Loro
publicado em 12/08/2006

Possíveis achados  pré-históricos em Rondônia: um resgate do saber local
Genivaldo Frois Scaramuzza
Keila Dias da Costa

publicado em 05/04/2006

Educação ambiental em terras indígenas: projeto político pedagógico e currículo
Por Cristovão Teixeira Abrantes
publicado em 30/09/2006

Educação ambiental em terras indígenas: projeto político pedagógico e currículo
Por
Cristovão Teixeira Abrantes
publicado em 17/09/2006

Sustentabilidade na aldeia indígena: uma trajetória de impactos e resistências
Por Genivaldo Frois Scaramuzza
publicado em 16/04/2006

Gleise Costa é especialista em educação pós-graduada pela UFRPE, graduada pela UNICAP, escritora publicada pelas edições Bagaço de Recife e professora de História da Rede Pública Estadual / Municipal e privada em Recife /Pernambuco

 

Repudia Candanga - A saga de um recomeço escolar
Valdicleia  Gleise da Silva Costa
publicado em 01/08/2008

Ofício de sofressor
Por Valdicleia Gleise da Silva Costa

Combogó 1 uma releitura dos paradigmas educativos com o uso dos multimeios na escola vivências de uma telessala
Por Valdicleia Gleise da Silva Costa


Aborto social
Por Valdicleia Gleise da Silva Costa

 
::Outros artigos::

Deficiência Visual: entre esclarecimentos e reflexões
Vânia Warwar Archanjo
publicado em 13/08/2008

Uma escola em partes
Marcelo Cunha Bueno
publicado em 21/09/2007

Uma educação provocadora
Marcelo Cunha Bueno
publicado em 21/04/2008
 

Professora “tia”: um ato falho na escola
Maurício Apolinário
publicado em 21/09/2007
 

A criança numa concepção interacionista de aprendizagem
Francisca Maria Gomes Cabral Soares
publicado em 16/01/2008

Como lidar com crianças com dificuldades de ler
Por Kétilla Maria Vasconcelos Prado, Lady Dayana de Lima e Silva,  Maria do Nazaré de Carvalho e Teresinha Rodrigues Alcântara
publicado em 26/12/2007

A pesquisa em aquisição da linguagem: teoria e prática
Por
Daniele Pontes Passos,  Márcia Rejane Alves Rodrigues, Maria Neuma Freire Araújo, Patrícia Andrade
publicado em 26/12/2007

Como ocorre a argumentação infantil
Por Daniele Pontes Passos,  Márcia Rejane Alves Rodrigues, Maria Neuma Freire Araújo, Patrícia Andrade
publicado em 26/12/2007

Como ocorre a aprendizagem da leitura e da escrita
Por Kétilla Maria Vasconcelos Prado, Lady Dayana de Lima e Silva,  Maria do Nazaré de Carvalho e Teresinha Rodrigues Alcântara
publicado em 26/12/2007
 

Como o racionalismo explica a linguagem
Por Daniele Pontes Passos e Patricia Andrade
publicado em 26/12/2007

Como trabalhar a poesia em sala de aula
Por Luciana Cláudia de Castro Olímpio
publicado em 07/12/2007

Como identificar as dificuldades de  leitura em sala de aula
Por:
Kétilla Maria Vasconcelos Prado,Lady Dayana de Lima e Silva,  Maria do Nazaré de Carvalho e Teresinha Rodrigues Alcântara
publicado em 07/12/2007

 

   ::João Gomes Moreira::


João Gomes Moreira,
Tecnólogo em Processamento de Dados, Especialista em Administração e Planejamento para Docentes, Mestre em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP. Ph.D. em Ciência da Informação pela American World University, AWU – IOWA/USA. Integrante do Grupo de Pesquisa – PRAXIS – Universidade Federal de Rondônia, UNIR.

 Uma perspectiva humanista para o ensino da informática
João Gomes Moreira

publicado em 20/02/2006

Uma breve contribuição para o ensino da Matemática
João Gomes Moreira


Weblog: tecnologia digital de comunicação moderna e estratégias de sua aplicação em educação
João Gomes Moreira
publicado em 31/10/2005
 

::Leonardo Mendes Bezerra::

Leonardo Mendes Bezerra é especialista em Docência Universitária pela Faculdade de Goiás – FAGO.
Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Goiás – UCG.
e-mail: lydimo@hotmail.com

 Aula de Filosofia: Parmênides
Por Leonardo Mendes Bezerra
publicado em 02/11/2006

Aula de Filosofia: a impossibilidade de uma definição definitiva
Por Leonardo Mendes Bezerra
publicado em 27/07/2006

O mundo precisa ser educado para a felicidade
Por Leonardo Mendes Bezerra
publicado em 08/07/2006

A globalização no Brasil e a importância do professor universitário frente ao seu papel de educador pela pesquisa
Por Leonardo Mendes Bezerra
publicado em 04/06/2006

::Sandra Kezen::

Sandra Kezen é mestranda em Cognição e Linguagem na UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. sandra_kezen@yahoo.com.br

Identidade Cultural e Ensino de Língua Estrangeira
Por Sandra Kezen
publicado em 04/04/2007

E o silicone recriou a mulher...
Uma análise crítica do discurso de nota
sobre famosos em seção de revista

Por Sandra Kezen
publicado em 26/08/2006

Leitura e Compreensão Textual
Estratégias de Leitura em Língua Estrangeira
A Teoria dos Esquemas

Por Sandra Kezen
publicado em 21/07/2006

 

Clézio Santos

Graduado em Geografia pela Universidade de São Paulo (1996), mestre em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2002), mestre em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorando em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor titular do Colegiado de Geografia do Centro Universitário Fundação Santo André. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia e em Cartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, geografia, cartografia, cartografia escolar, turismo e formação de professores.

Geografia, Linguagem e Pensamento de Vygotsky
Clézio Santos
publicado em 14/02/2009

Os Atlas Escolares na Sala de Aula
Clézio dos Santos
publicado em 01/09/2008
 

Cartografia escolar. Uma cartografia diferente?
Por Clézio Santos
publicado em 27/05/2007

O Trabalho de Campo de Ciências da Terra no Ensino Fundamental: aportes para o Ensino de Geografia e de Ciências
Por Clézio Santos
publicado em 10/04/2007

O Estágio Participativo na formação de professores de Geografia do ensino fundamental e médio
Por
Clézio Santos
publicado em 01/12/2006

O portfólio na formação de professores pesquisadores: a experiência dos cursos de formação especial de professores no ABC paulista
Por Clézio Santos
publicado
em 09/10/2006

 

Tudo de novo... Outra vez....Volta ás Aulas...
Salete Santos Anderle
publicado em 01/03/2010

 

O Ensino de Física para alunos surdos: desafios e possibilidades
MEDEIROS, R.; MUSSI, A. A. LEVADA, C. L.
publicado em 05/07/2009

Reflexões sobre a prática docente no estágio supervisionado em Geografia
Sebastião Felix Pereira
publicado em 05/07/2009

Recursos Hipermídia e os Modelos Mentais: uma Experiência no Ensino de História
Nayara B. de Almeida Vieira e Niltom Vieira Junior
publicado em 05/07/2009

A importância do trabalho interdisciplinar
Marcelo Beneti
publicado em 15/05/2009

O estudo do meio como lugar de aprendizagem docente: pesquisa e formação profissional
Giovanna Marget Menezes Cardoso
publicado em 01/09/2008

Um diálogo com a com a Cultura Visual: inter-relações entre Artes Visuais e a Arquitetura
Leila Adriana Baptaglin
publicado em 02/08/2008

Gestão escolar democrática: redimensionando a função dos gestores
Denise Gonçalves Pinto,
Diana Vandiréia Dal Soto, Jolair da Costa Silva, Leila Adriana Bataglin, Neila Pedrotti Drabach
publicado em 01/08/2008

Uma reflexão propositiva sobre gestão democrática do ensino público
Maria Elisabete Londero Mousquer,
Neila Pedrotti Drabach, Natália Pergher Miranda
publicado em 27/06/2008

A necessidade de transcender os limites paradigmáticos dominantes no campo educacional: novos olhares para a construção do conhecimento
Andréia Paula Basei
publicado em 27/06/2008

O amor e a solidariedade como princípio epistemológico e educativo: contribuições à formação de professores
Alexandra Rosa Silva
publicado em 02/06/2008
 

Algumas anotações sobre o Riso e o risível na Educação e o pensamento de Mikhail Bakhtin sobre cultura popular
Anelice Ribetto
publicado em 19/05/2008

Passagem necessária à Escola Pública -
Da Tutela à Modernidade Curricular

Lizabete Lázara Campos Pereira

publicado em 14/05/2008

O boletim chegou e agora?
Quézia Bombonatto
publicado em 14/05/2008

 

::Contato::


Estamos recebendo contribuições dos leitores para a revista. Envie-nos seu artigo, crônica, conto, poesia, ensaio, notícias ou reportagem para publicação.
Envie já a sua contribuição





© copyright Revista P@rtes 2000-2011
Editor: Gilberto da Silva (Mtb 16.278)
São Paulo - Brasil
spacer

Home Ambientais Agenda Colunistas Reportagens Terceiro Setor blog Normas Cultura Crônicas Poesias e Contos Sócio Ambiental Turismo Terceira Idade Educação