Horto Florestal da Unesp de Jaboticabal

20/12/2012
By partes15
Superintendência do Patrimônio da União de São Paulo regulariza doação da área

[19/12/2012]

Divulgação

Da esq. p/ dir.: Ana Lúcia dos Anjos, Superintendente da SPU-SP, Maria Cristina, Durigan, Vaz, Ass. Téc. da Superint. Federal, Vieira e Marcelo Moraes, da SPU-SP

M

A negociação para a incorporação definitiva do Horto acontece há muito tempo, e vários diretores da Unesp de Jaboticabal se empenharam para este fato, como José Antonio Marques, Roberval Daiton Vieira e o Raul José Silva Girio. O encaminhamento desse processo foi iniciado quando o Roberto Rodrigues, professor da Unesp de Jaboticabal, era Ministro da Agricultura; e foi concluído com a participação decisiva do Superintendente Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Estado de São Paulo, José Tadeu Faria.

“Em conversa com Ana Lúcia dos Anjos, Superintendente da Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo, com quem estivemos no dia da assinatura, o Governo está muito empenhado em regularizar todas as áreas da União, nos Estados, desde que estas estejam servindo para uma boa finalidade. Com isso, conseguimos finalmente, regularizar a área do Horto”, diz Maria Cristina.

O Horto Florestal desenvolve atividades relacionadas à pesquisa, ao ensino e a extensão, como aulas práticas das disciplinas de paisagismo, floricultura, silvicultura, manejo de ecossistemas florestais e recuperação florestal, vinculadas a graduação e pós-graduação do Curso de Agronomia ligadas ao Departamento de Produção Vegetal da Faculdade.

Ocorrem ainda a realização de diversos experimentos na área de produção de mudas florestais e ornamentais, desenvolvidos em parceria com a Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão – FEPE; e o desenvolvimento de dois projetos de extensão junto a Pró-reitoria de Extensão Universitária – PROEX, denominados “Jovem florestal: a semente em suas mãos” e “Pau-brasil em São Paulo: um exemplo de cidadania e amor à vida”, projetos estes que envolvem os alunos dos cursos de Agronomia e Biologia.

O local recebe visitas de escolas públicas e particulares de municípios da região, possui uma coleção de palmeiras com cerca de 150 espécies de diferentes países; e realiza a produção anual de 10 mil mudas de espécies arbóreas nativas, incluindo 2.000 mudas de pau-brasil usadas em projetos de reflorestamento no Câmpus e também, atende outros Campi da Unesp e algumas prefeituras da região;

Para mais informações sobre as atividades desenvolvidas e para agendamento de visitas ao Horto, os interessados podem entrar em contato com o professor Sérgio Valiengo Valeri, coordenador, pelo e-mail valeri@fcav.unesp.br ou pelo telefone (16) 3209-2668.

A reunião onde ocorreu a asinnatura do termo ocorreu dia 6 de dezembro.

aria Cristina Thomaz, Diretora do Câmpus da Unesp de Jaboticabal, acompanhada de Roberval Daiton Vieira, do Departamento de Produção Vegetal da mesma unidade, esteve na Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo (SPU-SP), para a assinatura do Termo de Doação do Horto Florestal à Unesp.

Mariana Trevisoli, Assessoria de Imprensa da Unesp de Jaboticabal

No related posts.

One Response to Horto Florestal da Unesp de Jaboticabal

  1. Mirela on 12/01/2013 at 10:58 pm

    precisamos reflorestar a beira do serradinho e aceitamos doação de plantas para o reflorestamento… se puderem me ajudar favor entrar em contato.

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

 

dezembro 2012
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Pod água

Contribua

Publicidade