ambientalistas

Meio ambiente: a história ambiental paulista

Debate

Meio ambiente: a história ambiental paulista

O Centro de Documentação e Memória (Cedem) da Unesp promove no dia 10 de junho, terça-feira às 18h, o debate sobre o livro: História ambiental paulista: temas, fontes, métodos (editora Senac, 304 páginas, 2007). O livro contém artigos de pesquisadores e ajuda a conhecer o passado para entender melhor as relações atuais de uso dos recursos naturais. Um conjunto de especialistas, análises técnicas sobre uma variedade de temas e os resultados de alguns dos mais recentes estudos das universidades paulistas sobre meio ambiente formam o seu conteúdo.

Organizado por Paulo Henrique Martinez, coordenador do Laboratório de História e Meio Ambiente da Unesp em Assis (SP), o livro reúne doutores e doutorandos das principais instituições paulistas de pesquisa como Unesp, Usp, Unicamp, e Puc. Acompanha as relações entre sociedade e meio ambiente nos 400 anos entre os séculos XVI e XX, sem perder o foco da atualidade e das implicações práticas dessas relações.

“Os capítulos foram estruturados com base em estudos de casos e de situações de cunho econômico, do imaginário, das dimensões políticas e culturais, em diferentes momentos da vida social paulista”, explica o organizador.

Expositor:

Paulo Henrique Martinez
(historiador – Usp, doutor em História – Usp e professor – Unesp/Assis-SP)

Debatedores:

Pedro Roberto Jacobi

(sociólogo e economista – Usp, doutor em Ciências Sociais – Usp e professor da FE-Usp e PROCAM-Usp)

Delmar Mattes

(geólogo – UFRGS, mestre em Urbanismo–FAU/Usp e colaborador de entidades e movimentos sociais)

Mediadora:

Célia Reis Camargo

(historiadora – Usp, doutora em História – Unesp, professora – Unesp/Assis-SP e coordenadora-Cedem/Unesp)

0 Replies to “Meio ambiente: a história ambiental paulista

Deixe um comentário