Notícias

Ministério das Cidades apoia projeto que estuda Cidades Inteligentes e Humanas

O Ministério das Cidades é um dos apoiadores do Connected Smart Cities, que acontece nos dias 3, 4 e 5 de agosto, em São Paulo. O evento reúne empresa de serviços e tecnologias de ponta, especialistas, prefeituras e pessoas engajadas com o objetivo de  encontrar o DNA de inovação e melhorias que contribuam para  cidades mais inteligentes e conectadas.

A meta é promover a discussão, a troca de informações e a difusão de ideias entre governo e empresas, sendo o foco principal atender as necessidades do cidadão para que as cidades brasileiras possam nos próximos dez anos subir um degrau ou mais na escala de desenvolvimento, se aproximando dos índices dos modelos das cidades inteligentes do mundo.

De acordo com o Secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, Dario Lopes, “o Connected Smart Cities tem o mérito de discutir todas as dimensões da dinâmica urbana, mobilidade, serviços, uso do solo, permitindo soluções mais amplas, sinérgicas e consistentes”.

A proposta de implementar a ideia em dez cidades do país, é estudada por especialistas nacionais e internacionais. Com isso, os critérios a serem estabelecidos para a escolha das cidades ainda estão em avaliação.

O Projeto

Cidades Inteligentes e Humanas é um conceito que vem ganhando força na Europa nos últimos anos, e também pode ser desenvolvido no Brasil. A base é desenvolver projetos sustentáveis com tecnologia que ajude a melhorar a mobilidade urbana, o atendimento à saúde, a qualidade do ensino e o desenvolvimento urbano.

A ideia, que é apoiada pelo Ministério das Cidades, recebe ainda suporte dos ministérios das comunicações, da Ciência, Tecnologia e Informação, transportes e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Deixe um comentário