Saúde Terceira Idade

Cardiologista do HCor indica a dança de salão no fortalecimento do aparelho cardiovascular para a terceira idade

Dança de Salão no Centro de Convivência da Terceira Idade do Ipiranga, São Paulo, SP
Dança de Salão no Centro de Convivência da Terceira Idade do Ipiranga, São Paulo, SP

 

Atividade diminui a osteoporose, traz benefícios para a saúde e longevidade, pois há uma melhora no controle da pressão arterial, diabete, gorduras sanguínea como triglicérides, e um evidente aumento do colesterol bom, o HDL

 

A dança de salão pode ser tão positiva contra a hipertensão como as caminhadas ou outros exercícios aeróbicos para os idosos. Na busca por uma forma natural de baixar a pressão arterial, que afeta 40% dos adultos brasileiros, pesquisadores comprovaram que a dança eleva o batimento cardíaco até a desejada “zona alvo de frequência cardíaca a ser atingida no programa de exercício” e melhor, o que desencadeia os desejáveis efeitos cardiovasculares.

De acordo com o cardiologista e clínico geral do HCor – Hospital do Coração -, Dr. Abrão Cury, um paciente que dance por meia hora tem o mesmo efeito benéfico que conseguiria exercitando-se pelo mesmo tempo na esteira ou bicicleta. E não há dúvidas de que é mais prazeroso e confortável dançar do que se exercitar numa esteira. Essa lúdica modalidade de atividade física foi valorizada por vários estudos de prevenção cardiovascular e geriátrica, até nos indivíduos com mais de 80 anos.

“O exercício físico como recurso terapêutico de primeira linha para portadores de doenças cardiovasculares, pulmonares e metabólicas é consensual e mostra que, com três aulas de dança por semana, a pressão arterial pode diminuir isto ajuda a atingir um valor melhor da pressão arterial. Pode haver redução do uso de fármacos, isto é, os pacientes podem tomar menos anti-hipertensivos”, esclarece Dr. Cury.

Nos programas de reabilitação têm sido adotados ritmos variados, como forró, bolero, samba, merengue, valsa, rock e salsa, e o único cuidado é evitar as interrupções, para que os pacientes fiquem na zona alvo do treinamento o maior tempo possível, isto é, que mantenham o coração acelerado.

A dança de salão como benefício à saúde cardiovascular dos idosos:

Segundo o cardiologista do HCor, a grande vantagem da dança de salão aos idosos é seu aspecto lúdico, prazeroso e a integração social que facilita. Pois os pacientes que se recusam a exercitar-se ou acham cansativo caminhar 30 minutos por dia, se dão muito bem nas aulas de dança de salão”, explica Dr. Cury.

O público jovem também se beneficia. Mas na terceira idade consegue-se o que mais se precisa para a saúde, pois uma dança de salão protege e fortalece o esqueleto e músculos, diminui a osteoporose os deixando em condições para um dia a dia sem cansaço físico.

“Ao dançar três vezes por semana podemos concluir que este ritmo de treinamento, após 12 semanas, trará enormes benefícios para a saúde e longevidade, pois há uma melhora no controle da pressão arterial, diabete, gorduras sanguínea como triglicérides, e um evidente aumento do colesterol bom, o HDL”, finaliza Dr. Cury.

Assessoria de Imprensa do HCor – Hospital do Coração

Deixe um comentário