Política

Maduro institui 8 de dezembro como Dia da Lealdade e do Amor a Hugo Chávez

Caracas – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, decretou 8 de dezembro como o Dia da Lealdade e Amor a Hugo Chávez, iniciativa que procura “honrar” o pensamento e a herança do ex-presidente.

O Decreto nº 451, de 4 de novembro de 2013, foi publicado na Gazeta Oficial que circulou nessa terça-feira. O texto apela ao povo e às instituições que “honrem com ação e pensamento a herança e o legado universal do máximo líder da revolução bolivariana”.

Maduro defende que sejam promovidos “atos e eventos comemorativos em todo o território nacional que exaltem o pensamento bolivariano de Chávez, o amor infinito ao seu povo, a defesa permanente do legado e o exemplo infinito”.

Nascido em 28 de julho de 1954, Hugo Chávez morreu em 5 de março deste ano, depois de uma luta de quase dois anos contra um câncer na região pélvica. Em 8 de dezembro de 2012, ele anunciou ao país que era “absolutamente imprescindível” submeter-se a nova intervenção cirúrgica (a quarta) e pediu aos venezuelanos que, no caso de alguma circunstância que o inabilitasse para continuar à frente da Presidência, elegessem Nicolás Maduro como seu sucessor.

Também, em 8 de dezembro, estão convocadas eleições municipais na Venezuela.

Além do dia pelo amor a Chávez, Nicolás Maduro propôs a criação de um sistema de museus da revolução bolivariana, centrado na vida do libertador Simón Bolívar (militar e político venezuelano), do seu antecessor Hugo Chávez e na história dos povos indígenas.

Vicente Díaz, reitor do Conselho Nacional Eleitoral, reagiu ao decreto, definindo-o como ato de manipulação. “Isso é um ato de intromissão clara do Poder Executivo, com atos de celebração em todo o país, quando se está realizando uma jornada eleitoral”, disse.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto

0 Replies to “Maduro institui 8 de dezembro como Dia da Lealdade e do Amor a Hugo Chávez

Deixe um comentário