Ciência e Tecnologia

Tenonderã, um olhar para o futuro

 

PROJETO EDUCACINE AMBIENTAL

“Tenonderã, um olhar para o futuro”

Escola Municipal de Astrofísica

 

No sentido de ampliar o horizonte sobre a diversidade humana, que compõe os desafios socioambientais, a UMAPAZ convida para a exibição do documentário “Tenonderã, um olhar para o futuro”, produzido por jovens da etnia guarani mbya do estado de São Paulo.

A Agenda 21 Global reconhece os povos indígenas como parceiros na defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Contudo, seus valores, conhecimentos ancestrais e prática de manejo são pouco apreciados por nossa sociedade urbano-industrial e a participação social desses povos na formulação de políticas públicas ainda é bastante limitada.

Preocupados com a intensa devastação da natureza e com seus impactos em seu modo de tradicional de vida, os jovens da aldeia Tenonde Porã – situada em Parelheiros, municípío de São Paulo, se mobilizaram para a criação da carta Tenonderã e documentaram o processo em vídeo. O projeto reuniu cerca de 200 jovens para a discussão sobre meio ambiente, cultura, educação, esporte e território a fim de ampliar e consolidar a participação deles neste cenário.

O documentário foi produzido no âmbito do projeto Tenonderã, realizado pelo Instituto das Tradições Indígenas – IDETI, em parceria com a Associação Guarani Tenonde Porã, e financiado pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – FEMA, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Após a exibição será realizada uma roda de conversa sobre a situação indígena em face dos avanços da urbanização.

Dia e horário: 23 de outubro de 2012 – das 14h às 17h

Público focalizado: Aberto a todos os interessados

Local: Escola Municipal de Astrofísica – Avenida Pedro Álvares Cabral. s/n, Parque Ibirapuera – do lado do Planetário. (Portão 10, somente para pedestres. Portão 3, estacionamento com Zona Azul).


Convidados para a roda de conversa:

Timóteo Verá Popygua: Cacique – Aldeia Guarani Tenonde Porã

Daniel Calazans Pierri: Antropólogo – Centro de Trabalho Indigenista

Maria Lucia Bellenzani: Agrônoma, mestre em Ciência Ambiental – Secretaria Municipal de Verde e do Meio Ambiente

Coordenação: Valério Igor Victorino e Nadime Boueri

 

Serviço: PROJETO EDUCACINE AMBIENTAL – “Tenonderã, um olhar para o futuro”

Dia e horário: 23 de outubro de 2012 – das 14h às 17h

Local: Escola Municipal de Astrofísica – Avenida Pedro Álvares Cabral. s/n, Parque Ibirapuera – do lado do Planetário. (Portão 10, somente para pedestres. Portão 3, estacionamento com Zona Azul).

Pede-se para chegar com 15 minutos de antecedência

Deixe um comentário