Cultura Livros

11 de setembro Assunto: Ciências sociais
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 8528608611
Páginas: 160
Formato: 14×21
Preço: R$ 19
Autor: Noam Chomsky

 

 

“Os Estados Unidos se dispuseram a apoiar, com satisfação, o ódio e a violência deles quando era dirigida contra os inimigos dos EUA; e ficaram contrariados quando o ódio que ajudaram a gerar foi dirigido contra eles próprios e seus aliados, como tem acontecido, repetidamente, há vinte anos. Já quanto à população da região, uma categoria bastante distinta, os seus sentimentos não têm razões obscuras. As origens desses sentimentos também são fartamente conhecidas.” (Noam Chomsky)

11 de setembro reúne uma série de entrevistas concedidas por Noam Chomsky a jornalistas estrangeiros, no período de um mês que se seguiu aos atentados ao World Trade Center em Nova York, e ao Pentágono em Washington. Neste livro, Chomsky nos revela, com espantosa clareza, todo o pano de fundo que? se não é o motivo? pode ao menos ser uma das causas da tragédia do fatídico 11 de setembro.
Grande parte das entrevistas foi conduzida por e-mail, e muitas com jornalistas que falavam e escreviam o inglês como seu segundo idioma. Embora alguma delas tenham sido realizadas logo nos oito dias que se seguiram aos atentados, os textos foram reeditados, aumentados e revistos, sempre se considerando as informações que iam sendo divulgadas, até o livro ser impresso, em 15 de outubro.
Assim, algumas entrevistas datadas de setembro podem conter referências a episódios ocorridos em outubro. Além disso, no processo de edição do texto, alguns trechos, que repetiam perguntas ou respostas já incluídas em outras entrevistas, foram suprimidos, embora, vez por outra, a menção reiterada a determinado fato tenha sido deliberadamente mantida, para enfatizar o assunto em discussão. Dividido em sete capítulos, o livro é complementado por dois apêndices, o primeiro trazendo o Relatório do Departamento de Estado sobre as Organizações Terroristas Internacionais, e o outro, sugestões de leitura sobre o tema e assuntos a ele relacionados.

O AUTOR

Noam Chomsky, professor de linguística no Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde ensina desde 1955, é também escritor e um renomado ativista político. Seus esforços por uma democracia mais ampla são celebrados por movimentos mundiais pela paz e pela justiça social.

 

MULHER DE PEDRA é o terceiro romance da série do escritor paquistanês Tariq Ali, iniciada com Sombras da romãzeira e O livro do saladino.

Neste livro, Ali retoma o confronto entre as civilizações islâmica e cristã.

Através da Mulher de pedra – a estátua de uma antiga deusa erguida nos jardins da propriedade de uma aristocrática família turca – Tariq Ali oferece-nos um enfoque especial sobre as mulheres e revela insuspeitas realidades, a história e os costumes desta civilização

Deixe um comentário